PROFHISTORIA

Dissertações Defendidas e Alunos Egressos

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), criada pelo Ato Executivo AE-16/REITORIA/2005, de 22/08/2005, disponibiliza, via web, as teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da UERJ. Para que sua tese ou dissertação integre a BDTD da UERJ é imprescindível que você a deposite, de modo formal e legal, de acordo com os procedimentos aprovados pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação. Você encontrará os procedimentos consultando o link Regulamentos e Normas.



2016

  • Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa
  • A narrativa como ensaio para aprendizagem da história: arte e ficção na constituição do tempo de si
  • Orientador: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
  • Banca: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley(UERJ), Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (UFRJ) e Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ).
  • Data da Defesa: 28/07/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/2447419932648333
  • Alyne Mendes Fabro Selano
  • O museu escolar e reflexões históricas: usos e apropriações da memória do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira
  • Orientador: Carina Martins Costa
  • Banca: Carina Martins Costa (UERJ), Rui Aniceto Nascimento Fernandes (UERJ) e Ângela Maria de Castro Gomes (UNIRIO)
  • Data da Defesa: 01/09/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/2065293538082056
  • Aurelio Silva Fernandes
  • As concepções de Ensino de História e a Consciência Histórica. Um estudo com alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular
  • Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone
  • Banca: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone (UERJ), Everardo Paiva(UFF) e Juniele Rabelo de Almeida (UFF)
  • Data da Defesa: 22/11/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/3228199445548491
  • Carine de Oliveira Vieira
  • Os PCN e o lugar da tradição: tensões sobre o currículo de História
  • Orientador: Maria Aparecida da Silva Cabral
  • Banca: Maria Aparecida da Silva Cabral(UERJ), Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ) e Patrícia Bastos Azevedo (UFRRJ)
  • Data da Defesa: 30/08/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/0341394839851518
  • Carlos Eduardo Valdez da Silva
  • E a música nessa história? A música no ensino de História da África e da cultura afro-brasileira.
  • Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha
  • Banca: Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ), Monica Lima e Souza (UFRJ) e Felipe Santos Magalhães (UFRRJ).
  • Data da Defesa: 29/09/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/5325834761859000
  • Carolina Barcellos Ferreira
  • "Isso é coisa de macumba?" Representações das religiosidades afro-brasileiras nos museus do Rio de Janeiro
  • Orientador: Carina Martins Costa
  • Banca: Carina Martins Costa (UERJ), Verena Alberti (UERJ) e Aline Montenegro Magalhães (MHN)
  • Data da Defesa: 26/07/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/8346336430850171
  • Cláudia Fernandes de Azevedo
  • Interação verbal com fontes: letramento(s) no ensino de História.
  • Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha
  • Banca: Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ), Maria Aparecida da Silva Cabral (UERJ) e Patrícia Bastos Azevedo (UFRRJ)
  • Data da Defesa: 30/08/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/7189049547201612
  • Daniel Carvalho Pereira
  • Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de História
  • Orientador: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
  • Banca: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley (UERJ),Ricardo Santhiago Corrêa (UNICAMP)e Bruno Leal Pastor de Carvalho (UFF)
  • Data da Defesa: 18/11/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/5496713945127012
  • Fernanda Nascimento Crespo
  • O Brasil de Laudelina: Usos do Biográfico no Ensino de História.
  • Orientador: Marcia de Almeida Gonçalves
  • Banca: Marcia de Almeida Gonçalves(UERJ), Amilcar Araújo Pereira (UFRJ) e Luís Reznik (UERJ)
  • Data da Defesa: 12/09/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/8612326189435088
  • Gerson Eduardo da Costa
  • A cidade e o ensino de História - Patrimônio, Museu e História Local
  • Orientador: Luís Reznik
  • Banca: Luís Reznik (UERJ),Roberto Luís Torres Conduru (UERJ) e Anita Correia de Lima Almeida (UNIRIO)
  • Data da Defesa: 30/08/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/4732306292737410
  • Leandro Rosetti de Almeida
  • Museu da Lembrança: história ensinada, narratividade e memória.
  • Orientador: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
  • Banca: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley (UERJ), Carmem Teresa Gabriel (UFRJ) e Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ)
  • Data da Defesa: 15/09/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/0422763816625277
  • Lorraine Janis Vieira dos Santos Nazário
  • A lei e os livros: transformações na produção didática de história após a lei 10.639/03
  • Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha
  • Banca: Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ), Mônica Lima e Souza (UFRJ) e Maria Aparecida da Silva Cabral (UERJ)
  • Data da Defesa: 29/11/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/6673435568000698
  • Luisa Duque Estrada Rosati
  • O tempo histórico em sala de aula: desafios e perspectivas
  • Orientador: Maria Aparecida da Silva Cabral
  • Banca: Maria Aparecida da Silva Cabral (UERJ), Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (UFRJ) e Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva (UERJ)
  • Data da Defesa: 23/08/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/4896651899584293
  • Marta Cristina Soares Dile Robalinho
  • Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
  • Orientador: Carina Martins Costa
  • Banca: Carina Martins Costa (UERJ), Rui Aniceto Nascimento Fernandes (UERJ)e Paulo Knauss (UFF)
  • Data da Defesa: 29/07/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/5261713091945887
  • Marta Taets Gomes
  • Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória do Museu Vivo de São Bento
  • Orientador: Maria Aparecida da Silva Cabral
  • Banca: Maria Aparecida da Silva Cabral(UERJ), Everardo Paiva de Andrade (UFF) e Rui Aniceto Nascimento Fernandes (UERJ)
  • Data da Defesa: 16/12/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/7495097461736695
  • Thais Elisa Silva da Silveira
  • Identidades (in)visíveis: indígenas em contexto urbano e o ensino de história na região metropolitana do Rio de Janeiro
  • Orientador: Marcia de Almeida Gonçalves
  • Banca: Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ), José Ribamar Bessa Freire (UERJ) e Eunícia Barros Barcelos Fernandes (PUC-Rio)
  • Data da Defesa: 06/09/2016
  • Currículo: http://lattes.cnpq.br/2541539672902146